segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Escola Dom Palmeira (Colégio Diocesano de Esperança)

Em fevereiro de 1958, havendo atritos e intenções contrariadas nas sucessivas direções do Colégio de Esperança, construído ali pelo concurso financeiro de todas as facções políticas locais, o Senhor Bispo Diocesano solicitado pelos elementos pacificastes da mesma cidade de Esperança, e atendendo à generosidade de todos abrindo mão de seus sentimentos partidários políticos, entregaram à Diocese o prédio, que, já anteriormente, fora fundado pelo Monsenhor João Honório de Melo, Vigário, agora da Paróquia de Monteiro, desta Diocese.
Assim, o Senhor Bispo Diocesano, após a assinatura das Escrituras de doação à Diocese e seu respectivo registro no Cartório local, como propriedade desta Diocese, Dom Otávio Barbosa de Aguiar, nomeou o seu primeiro Diretor o Padre Manuel Palmeira que, logo, providenciou a conclusão dos serviços necessários ao seu funcionamento. Concluiu o Colégio Diocesano de Esperança, em 53, iniciou suas aulas, no ano letivo de 1958, com os Cursos Primário e Ginasial. O Ginásio Diocesano de Esperança forma sua primeira turma de 52 alunos no dia 10 de dezembro de 1961, do qual foi diretor durante 21 anos. Como suas tarefas eram muitas, dirigiu a escola paroquial, ao longo destas duas décadas, auxiliado por João de Deus Melo, José Nivaldo e Manuel Vieira, que foram vice-diretores. Além de trabalhar com diversas pessoas de sua confiança para garantir o melhor andamento de seus projetos.
A Escola D. Manoel Palmeira da Rocha é um patrimônio histórico. O prédio é da Paróquia, cedido em comodato a Prefeitura Municipal de Esperança. Funciona desde 1954 – seu fundador Monsenhor João Honório de Melo, Vigário. Antes a escola chama-se Ginásio Diocesano de Esperança – o Diretor o próprio D. Manoel Palmeira. Seu espaço físico é muito grande, típico dos casarões da época, as paredes são bem altas. Na entrada existe o hall, a secretaria, a diretoria e sala dos professores. As salas de aulas são amplas e claras.
Durante muitos anos a professora Hosana Lopes Martins foi diretora da Escola, quando esta chamava-se Ginásio Diocesano de Esperança, muito temida na época por causa de sus austeridade com os alunos. Uma das maiores educadoras da cidade, o exemplo dela ficou para quem sempre se preocupou em ensinar a juventude de sua época.

Um comentário:

  1. Olá,
    A visitação deste blog aumentou desde que publiquei a sua existência no "História Esperancense", inclusive já ganhou dois seguidores. Com isso aumenta a responsabilidade, pois as pessoas querem ler mais sobre a história.
    Estamos ansiosos por novas postagens, que diga-se de passagem, são de excelente qualidade. Os textos são todos coerentes e condizentes com a nossa tradição. Parabéns.
    Mais seria interessante que houvesse o nome do administrador deste blog e da pessoa que assina o texto.
    Um forte abraço;

    Rau Ferreira
    Blog: "História Esperancense"
    http://historiaesperancense.blogspot.com

    ResponderExcluir