quinta-feira, 5 de novembro de 2009

MASSABIELE

O Distrito de Massabielle teve como fundador o senhor José Vieira, que antes se chamava de Capeba ou como alguns chamava de Lagoa das Caieiras. Era um lugar quase desabitado, só morava uma viúva que vivia sozinha em uma casa de taipa. Logo depois veio morar mais um morador de nome Francisco Ezequiel Vieira, e posteriormente Pedro Lariz dos Santos e finalmente José Vieira.
Foi José Vieira que começou a lutar pelo desenvolvimento de Massabielle. A população crescia, e faltava quase tudo, água, energia elétrica, e nem Igreja ainda tinha. José Vieira fez uma doação de um salão onde rezava o terço e as missas. Em junho de 1958 foi, foi escolhido o local capela de então Monsenhor Palmeira.
Como nome para ser padroeira dessa capela foi escolhido o nome de Nossa Senhora de Lourdes, que naquele ano completava 120 anos de aparição à Bernadete, na França, e pelo lugar ser chamado de Massabielle, que em francês significa “um lugar velho” ou “um serrote”.. Por ser um alugar pobre, sem água, sem luz elétrica e parecido com um serrote. Foi pora homenagear esse lugar, sem água. Luz elétrica, que Monsenhor Palmeira botou o nome de Massabielle.
Continuaram os trabalhos da capela e no dia 10 de fevereiro de 1959, cobriram a capela, e no dia 11 do mesmo mês ‘as 10 horas da manhã foi celebrada a primeira missa, e ás 17 horas do mesmo dia chegou a imagem da padroeira á capela.
O senhor José Vieira com seu esforço e ajuda do poder público e das comunidades vizinhas, construíram açudes, tanques, um grupo escolar, posto de saúde e tem também energia elétrica. Hoje Massabielle se orgulha de seu passado e sonha com um futuro melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário